- Ano: 2016
-
Fotografias:Javier Callejas
-
Fabricantes: Arcelor Mittal, FRANCIAFLEX
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo projeto de habitação social em Saintes reinventou o que significa viver em conjunto. Uma nuvem aparentemente habitada sinala sem esforço a entrada do bairro da classe trabalhadora, conhecido como "Les Boiffiers", que data dos anos 70. Paisagem e desenho arquitetônico se unem em harmonia significativa, mostrando o novo desenvolvimento.
O edifício é posicionado de forma a respeitar a qualidade do terreno, em vez de simplesmente colonizar o espaço dado. Um sentimento de profundidade foi criado, estruturado por trilhas e perspicazes perspectivas visuais, com a paisagem em torno dos volumes arquitetônicos, oferecendo orientações múltiplas para os apartamentos.
A composição harmoniosa do cenário e da arquitetura dá lugar a um projeto que, ao invés de fechar-se sobre si mesmo e olhar para dentro, abre-se para abraçar o bairro como um todo, proporcionando privacidade e proteção acústica graças ao seu revestimento perfurado .
Este edifício funciona como um ponto crucial e sua posição estratégica significa que o olho imediatamente pode perceber sua totalidade. Não tem fachada principal, nem frente, nem costas.
Varandas, terraços e galerias possuem paredes de transparência variada, usado para esconder objetos anti-estéticos ou fornecer um mínimo de intimidade. Neste projeto, os espaços exteriores são extremamente isolados e fornecem espaços adicionais genuínos, equipados com salas de serviço para secar a roupa ou armazenar objetos volumosos. Os apartamentos fluem para fora nestas facilidades exteriores, oferecendo assim um amplo espaço extra.
Estes "ambientes adicionais" são a característica distintiva principal do projeto e dotam cada apartamento com algumas das qualidades inerentes de casas unifamiliares.
Pragmatismo, experimentação e know-how.